Como usar um pinador pneumático

Busca e necessidade de Maior Eficiência

O uso de pinadores pneumáticos surge como uma solução eficiente para quem trabalha com pregos e parafusos manualmente. Este método tradicional pode não resultar no acabamento desejado e demanda muito tempo e esforço, ainda mais quando se precisa de um padrão; ou seja; uma fixação idêntica a todas as seguintes, e se manterá idêntica por quantas vezes forem feitas, chegando a um padrão confiável de fixação. Os pinadores pneumáticos oferecem precisão e rapidez, sendo especialmente populares em indústrias e oficinas e para projetos que exigem alta produtividade.

Versatilidade de Uso

Alguns pinadores pneumáticos tem a vantagem de usarem tanto pinos quanto grampos, proporcionando maior flexibilidade com uma única ferramenta. Esta característica é particularmente útil em tempos de escassez de materiais, permitindo que o trabalho continue sem interrupções significativas. E, o que é melhor, o custo é praticamente o mesmo dos pinadores e pinadores/grampeadores.

Segurança e Facilidade de Uso

Os pinadores pneumáticos possuem travas de segurança que evitam disparos acidentais. Eles só disparam quando a ponta está pressionada contra a superfície da madeira e, ao mesmo tempo, o gatilho é acionado. Isso garante uma operação segura e controlada, tanto que é bem aceita como uma atividade segura em todo o mundo.

Aplicação Prática: Fechamento de Casinhas

Equipamento Necessário

Para usar um pinador pneumático, é necessário um compressor de ar. Mas não é qualquer um que vai te atender. Os menores que podemos considerar já suficientes para um uso, ainda tranquilo, são os com 20 litros de tanque. Levando em conta que caso precise disparar sequencialmente, haverá perda de potência, pois o pinador gastará mais rápido do que o compressor consegue repor. Os Compressores maiores, já vão facilitando este problema, tendo sempre ar suficiente para as demandas.

O equipamento tão importante quanto o compressor é o é Conjunto Lubrifil. Fazendo um paralelo com ferramentas elétricas, se você tem uma rede com 220Volts, e uma ferramenta que trabalha com 127 Volts, precisa reduzir essa energia oferecida e alimentar corretamente a ferramenta. Coloca-se então um transformador que faz essa redução, para alimentar adequadamente. Com o ar do pinador é a mesma coisa. Os compressores funcionam no “automático”, armando o motor quando a pressão baixa, e desarmando quando atingem uma pressão mais alta. O certo é que o pinador trabalhe SEMPRE abaixo da menor pressão do compressor, certo? Assim, mesmo no mínimo, ainda tem pressão sobrando para que o pinador tenha sempre o suficiente para um trabalho contínuo uniforme. E o que fazer com essa diferença de energia? O Conjunto Lubrifil faz esse papel, de só deixar passar a pressão necessária; além de filtrar o ar de água (umidade) e impurezas, e também lubrificar com micro gotas de óleo a ferramenta. Deixando a qualidade do ar que ela recebe perfeita, e assim, proporcionando uma vida longa para ela.

O compressor não só alimenta o pinador, mas também pode ser utilizado para outras tarefas, como na pintura, na limpeza; e outras ferramentas como furadeiras, lixadeiras e tantas outras.

Testes e Resultados

Os pinadores pneumáticos foram testados em diferentes tipos de madeira, incluindo madeiras mais duras como o eucalipto e também MDF. Os resultados mostraram que os pinos foram inseridos com facilidade e precisão, sem danificar a madeira. Esta capacidade de trabalhar com materiais robustos destaca a eficiência dos pinadores pneumáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *